lunes, 11 de junio de 2012

Governos municipais da Costa Rica abrem escritório especial para assuntos migratórios



O Departamento de imigração e municípios locais une esforços para fornecer melhores serviços de informação a imigrantes e estrangeiros que vivem aqui a tempo parcial ou a tempo inteiro ou aqueles que estão planejando para se realocar ou aposentar-se na Costa Rica.

Na semana passada, o Departamento de Imigração da Costa Rica (DGME) inaugurou um programa de treinamento de imigração para municípios locais conhecidos como “Programa de Formação Municipal de Serviços Migratórios”, o objetivo do programa é capacitar os funcionários municipais em assuntos de imigração, para que eles possam fornecer melhores serviços para os imigrantes em suas respectivas comunidades.
Com esta iniciativa o DGME espera que os imigrantes possa se sentir confiantes e seguros para abordar qualquer conselho municipal em todo o país à procura de ajuda ou orientação sobre uma grande variedade de tópicos. Além disso, o programa pretende ajudar os imigrantes a evitar tornarem-se vítimas de fraudes por outros.
A cerimônia de inauguração reuniu vários representantes de diferentes instituições da Costa Rica que estão envolvidas nesse programa. Entre os presentes estavam o Ministro da Segurança Pública, Mario Zamora; o Diretor do Departamento de Imigração, Kathya Rodriguez Araica; o Diretor Adjunto do Departamento de Imigração, Freddy Mora; e Mercedes Peña representante para a Fundação DEMUCA.
O programa de formação terá início em Conselhos municipais de Libéria, Nicoya, Alajuelita, Desamparados, Heredia, Escazú, Talamanca, Siquirres, Cartago, Paraiso, Turrialba, Corredores e Osa, entre outros.
a primeira fase do programa é a designação de uma pessoa de contacto entre o DGME e o Conselho municipal e a designação de um facilitador de informações entre as duas instituições.
“É muito importante que as pessoas obtenham informações claras e concisas, razão pela qual o Departamento de Imigração da Costa Rica (DGME) considera que é vital que os imigrantes e residentes que trabalham em conselhos municipais tenham acesso a essas informações,” disse Freddy Mora, diretor assistente do DGME.
No entanto, Kathya Rodríguez Araica, diretor da DGME, enfatizou a relação entre a Câmara Municipal e a Comunidade e a importância de reforçar essas relações para que os imigrantes tenham acesso à informação sobre assuntos de imigração.
Muitos vêm para a Costa Rica à procura de uma experiência envolvente, o ambiente descontraído e natural que o país oferece bom clima de negócios também traz para o país milhares de investidores e empresas de mudança de vida.
De acordo com o INEC (Instituto do Censo nacional e Estatístico) em Costa Rica há aproximadamente 385.899 estrangeiros residentes na Costa Rica, que representa 9% do total da população, que é de 4.301.712.

No hay comentarios:

Publicar un comentario